INFLUÊNCIA DA MÚSICA NO NOSSO ESTADO DE SAÚDE E SOCIAL
A música tem muitos efeitos no nosso corpo; pode provocar sensações de agitação, de bem-estar, de felicidade, de relaxamento, etc. Estudos na área mostram que a música tem o poder de mudar o estado de humor e pode ajudar até na concentração e na memória. Isto porque ao ouvir uma música, várias partes do cérebro são ativadas em resposta à melodia.
Efeitos positivos sobre o corpo
Melhora do humor: ouvir sua música preferida pode amenizar os momentos de mau humor. Ao escutar uma música agradável, o cérebro libera dopamina (neurotransmissor que estimula o sistema nervoso central) proporcionando uma sensação de prazer.
Mais energia: a música durante as atividades físicas pode funcionar como um poderoso estimulante, diminuindo a sensação de fadiga e cansaço.
Saúde mental: a música também é utilizada em tratamentos da saúde mental, em casos como síndromes, distúrbios e deficiências, e tem se mostrado bastante eficaz. A musicoterapia pode ser usada como um meio de comunicação e autoexpressão para os pacientes em recuperação. Indivíduos que são mais retraídos ou tímidos podem encontrar na música uma forma de demonstrar os seus sentimentos.
Menos estresse: para muitas pessoas, a música funciona como um impulso para realizar suas atividades diárias, além de aliviar o estresse da rotina. Estar em contato com uma boa música pode ter um efeito calmante e reduzir a ansiedade.
Bem-estar: aliada em tratamentos, a música pode ser extremamente benéfica para pacientes que vivenciam uma doença de longa duração, como o câncer, os quadros cardíacos e as condições respiratórias. Isto porque, ela provoca a diminuição da frequência cardíaca e a arterial, ajuda a aliviar a dor e a ansiedade, melhorando a qualidade de vida do paciente.
Fonte: Saúde todo dia
Enviar um comentário